Faturas com código QR e ATCUD

Postado 2020/10/19

A partir de 1 de janeiro de 2021, a Autoridade Tributária (AT) obriga a existência de um código de barras bidimensional (código QR) e de um código único do documento (ATCUD), na impressão de todas as faturas e documentos fiscalmente relevantes.

Para a impressão destes novos elementos, é obrigatório, até 31 de dezembro, as empresas comunicarem (à AT) todas as séries de documentos ativas que pretendem continuar a usar em 2021.

Foi publicada a Portaria n.º 195/2020, no passado dia 13 de agosto, que vem regulamentar estes requisitos e a constituição de cada um destes novos elementos nos documentos. Isto significa que todos os nossos clientes que emitam documentos, têm até 31 de dezembro para atualizar o software, preparar os layouts para as impressões e comunicar as séries de documentos à AT.


Leia o resto desta entrada »

Atualização do Certificado da Chave Pública para Comunicação via Webservice à AT

Postado 2020/07/21

A comunicação de Documentos de Transporte e Faturas, via webservice, requer a utilização de uma Chave Pública para efetuar a comunicação à AT.

O certificado digital "ChavePublicaAT.cer" é utilizado no processo de comunicação, via WebService, de Documentos de Transporte e Faturas para a Autoridade Tributária.

Leia o resto desta entrada »